A pressão alta nos gatos

hipertensão felina, o termo médico para pressão alta, é geralmente visto em gatos mais velhos e é tipicamente secundário a uma doença já existente, como insuficiência renal, doença cardíaca ou hipertireoidismo. Diagnóstico e tratamento precisos são importantes para evitar consequências graves.

Sintomas

A pressão alta é conhecida como assassino silencioso, porque por si só não tem sintomas. A pressão alta causa desgaste no coração e rins. Pode fazer com que pequenos vasos sanguíneos vazem e se rompem. Se isso acontecer nos olhos, pode levar à cegueira. Se isso acontecer no cérebro, pode levar a um derrame.

Diagnóstico

A obtenção de uma medição precisa da pressão arterial nos gatos pode ser desafiadora. A maioria dos gatos é estressada quando confira o veterinário e o estresse eleva a pressão arterial. Existe até um nome para isso na medicina humana: “Síndrome do casaco branco”. Este é um fenômeno no qual os pacientes exibem pressão arterial elevada em um ambiente clínico, mas não em outros contextos, e também se aplica aos gatos.

A pressão arterial em gatos é medida da mesma maneira que é medida em humanos: com um manguito inflável e um dispositivo de escuta ultrassônico chamado Doppler. Para minimizar o estresse durante este teste não invasivo, ajuda se for feito em uma sala silenciosa, longe de latidos e outros ruídos. Geralmente, ter o presente do guardião do gato pode ajudar a acalmar o gato. O veterinário fará várias leituras, para descartar o efeito de casaco branco mencionado acima o máximo possível.

Se a pressão arterial for consistentemente alta após a realização de várias medidas, serão necessários testes adicionais, incluindo, no mínimo, uma panela de sangue completa, química do sangue e micção de urina.

Fatores de risco

Gatos que têm uma ou mais das seguintes condições correm risco de pressão arterial elevada:

Hipertireoidismo

Insuficiência renal crônica e outra doença renal

Diabetes

Tratamento

A decisão de tratar a hipertensão deve ser baseada em leituras confiáveis ​​e repetíveis da pressão arterial e será influenciada por qualquer doença simultânea. Os veterinários devem levar em consideração o temperamento e o nível de ansiedade do gato ao interpretar os resultados dos testes de pressão arterial. Os gatos normais normalmente têm pressão arterial elevada transitória devido ao estresse de estar no veterinário e no próprio exame. A decisão de tratamento também dependerá dos fatores de risco de um gato individual.

O tratamento direcionará primeiro a doença subjacente. Os medicamentos que podem exacerbar a hipertensão, como esteróides, precisarão ser eliminados ou reduzidos. O sódio excessivo na dieta deve ser evitado, mas uma dieta com pouca dieta não é necessariamente indicada. Manter os níveis normais de potássio é importante e uma dieta baixa em sal pode levar à perda de potássio sem efeitos úteis na pressão arterial.

Se o tratamento for indicado, o tipo de medicamento utilizado dependerá do diagnóstico geral. O objetivo do tratamento é reduzir a pressão arterial em um intervalo que minimize os danos nos órgãos. Depois que a pressão arterial é controlada, ela deve ser controlada a cada três meses.

Gatos em uma crise hipertensiva (sintomas neurológicos graves ou cegueira repentina) precisam de tratamento de emergência e geralmente exigem hospitalização e monitoramento cuidadoso. O prognóstico para esses gatos é variável. Alguns gatos com cegueira repentina recuperarão parte de sua visão perdida se o tratamento for iniciado em breve.

A Associação Americana de Profissionais Felas recomenda o monitoramento da pressão arterial como parte de um exame sênior de gato regular regular em suas diretrizes de atendimento sênior.

Foto Flickr Creative Commons

Ingrid King

Índice
Sintomas
Diagnóstico
Fatores de risco
Tratamento

Você pode gostar também:
Estudo da Morris Animal Foundation ajuda gatos com coágulos sanguíneos

Probnt Blood Exterl pode descobrir doença cardíaca cedo

Banco de sangue felino salva vidas

«Mews e NIPS: o Projeto Censo de três anos quer contar todos os gatos de Washington DC
Hauspanter Tripod Cat Lounge por Primetime Petz »

44 comentários sobre pressão alta em gatos

Angela Gosselin diz:

27 de julho de 2018 às 14h10

Ingrid, sou muito grato por ler seu artigo! Percebi que a visão dos olhos de Phoebe não é tão nítida quanto costumava ser. 11 anos compartilhando nossas vidas juntas, noto mudanças em suas atividades, como confusão ou saltos mal julgados. Especialmente à noite ou mais escuro na sala em que está. Seu trabalho físico, de sangue e urina, tudo voltou bem. Ela limpou os dentes e alguns dentes puxados. Vou fazer um agendamento para que a BP seja tomada. Eu olhei através dos registros dela e não vejo nada sobre a BP. Não acredito que nunca pensei em perguntar ou se eu assumi que eles fazem isso como parte dela física. Obrigado pela informação e aos seus maravilhosos leitores por comentar suas histórias pessoais. Foi um abridor de olhos

Responder

Ingrid diz:

27 de julho de 2018 às 16:36

Agradeço que as informações são valiosas para você, Angela. Espero que tudo seja normal com a BP de Phoebe, e o que você está vendo é apenas um envelhecimento normalnullnull

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts